Recorrendo
ao Trabalho de Grupo - O Trabalho de Grupo pode ser adoptado
para qualquer tipo de abordagem ao ensino e à aprendizagem
e tem subjacente a filosofia da aprendizagem cooperativa ou
colaborativa.
Promovendo
a Resolução de Problemas - A Resolução de Problemas pode
ser vista como uma estratégia de ensino e de aprendizagem.
Inicia-se sempre pela definição dum problema a investigar
e os conteúdos científicos são vistos como os factos que permitem
resolver o problema inicial.
Desenvolvendo
Trabalho de Projecto - O Trabalho de Projecto é uma metodologia
de ensino e de aprendizagem, com a qual os alunos podem levar
a cabo pequenas investigações, em parceria ou não com outras
instituições, outros alunos, outras pessoas.
Perspectivando
a Biologia - Sob esta designação pretende salientar-se
a diversidade de orientações temáticas que as Ciências Biológicas,
pela sua especificidade, comporta. Basta pensar nas inúmeras
áreas de actividades profissionais em que um Biólogo pode
trabalhar, para delinear essas orientações. São exemplos,
a Educação Ambiental ou a Educação para a Saúde.
Tendo
em conta o Movimento das Concepções Alternativas - O Movimento
das Concepções Alternativas vem chamar a atenção para o facto
de que todos os alunos, ao chegarem à sala de aula de Ciências,
possuirem já ideias próprias sobre os vários fenómenos, conceitos
e processos biológicos. O ensino deverá ser conduzido atendendo
a essas ideias.
Através
de actividades de Trabalho Experimental - As actividades
de Trabalho Experimental assumem um papel fundamental no ensino
e na aprendizagem das Ciências. Importa saber como o Trabalho
Experimental pode ou deve ser integrado nas actividades lectivas.
Apoiadas
nas Tecnologias da Informação e Comunicação - Existem
fortes evidências de que os professores que utilizam as Tecnologias
da Informação e Comunicação com os seus alunos, em situação
de sala de aula, estão mais abertos à inovação do que os restantes.
Utilizando
Mapas de Conceitos - Os Mapas de Conceitos são uma forma
de representação do conhecimento, cuja construção pode servir,
tanto como meio de ensino e de aprendizagem, tanto como meio
de avaliação.
E
quando se tem de avaliar... - Ao longo do ano escolar
é exigido ao professor que avalie os seus alunos. As formas
de avaliação, tal como as abordagens ao ensino e à aprendizagem,
têm pressupostos epistemológicos que estão na base do que
cada professor faz.
Outras
ideias, conselhos e sugestões - São muitas as instituições
que no mundo inteiro se dedicam à Formação de Professores.
Conhecer o trabalho dos outros é sempre uma fonte de enriquecimento.
Aqui incluem-se informações que vão desde conselhos para uma
primeira aula a planos de aula que não se enquadram nas opções
anteriores, e... muito mais