Na sala de aula

Neste espaço, pretende reunir-se um conjunto de informação que reflicta os resultados mais recentes na área da Didáctica das Ciências, sempre que possível com exemplos práticos em situação de sala de aula.
Duma forma genérica, as temáticas aqui apresentadas são as que se abordam no âmbito da disciplina de Didáctica Específica, da Universidade de Aveiro, do 4º ano da Licenciatura em Ensino de Biologia/Geologia.

Reúnem-se também outros contributos para a Formação Inicial de Professores, presentes na Web, oriundos de instituições com cursos equivalentes.

 Recorrendo ao Trabalho de Grupo - O Trabalho de Grupo pode ser adoptado para qualquer tipo de abordagem ao ensino e à aprendizagem e tem subjacente a filosofia da aprendizagem cooperativa ou colaborativa.

 Promovendo a Resolução de Problemas - A Resolução de Problemas pode ser vista como uma estratégia de ensino e de aprendizagem. Inicia-se sempre pela definição dum problema a investigar e os conteúdos científicos são vistos como os factos que permitem resolver o problema inicial.

 Desenvolvendo Trabalho de Projecto - O Trabalho de Projecto é uma metodologia de ensino e de aprendizagem, com a qual os alunos podem levar a cabo pequenas investigações, em parceria ou não com outras instituições, outros alunos, outras pessoas.

 Perspectivando a Biologia - Sob esta designação pretende salientar-se a diversidade de orientações temáticas que as Ciências Biológicas, pela sua especificidade, comporta. Basta pensar nas inúmeras áreas de actividades profissionais em que um Biólogo pode trabalhar, para delinear essas orientações. São exemplos, a Educação Ambiental ou a Educação para a Saúde.

 Tendo em conta o Movimento das Concepções Alternativas - O Movimento das Concepções Alternativas vem chamar a atenção para o facto de que todos os alunos, ao chegarem à sala de aula de Ciências, possuirem já ideias próprias sobre os vários fenómenos, conceitos e processos biológicos. O ensino deverá ser conduzido atendendo a essas ideias.

 Através de actividades de Trabalho Experimental - As actividades de Trabalho Experimental assumem um papel fundamental no ensino e na aprendizagem das Ciências. Importa saber como o Trabalho Experimental pode ou deve ser integrado nas actividades lectivas.

 Apoiadas nas Tecnologias da Informação e Comunicação - Existem fortes evidências de que os professores que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação com os seus alunos, em situação de sala de aula, estão mais abertos à inovação do que os restantes.

 Utilizando Mapas de Conceitos - Os Mapas de Conceitos são uma forma de representação do conhecimento, cuja construção pode servir, tanto como meio de ensino e de aprendizagem, tanto como meio de avaliação.

 E quando se tem de avaliar... - Ao longo do ano escolar é exigido ao professor que avalie os seus alunos. As formas de avaliação, tal como as abordagens ao ensino e à aprendizagem, têm pressupostos epistemológicos que estão na base do que cada professor faz.

 Outras ideias, conselhos e sugestões - São muitas as instituições que no mundo inteiro se dedicam à Formação de Professores. Conhecer o trabalho dos outros é sempre uma fonte de enriquecimento. Aqui incluem-se informações que vão desde conselhos para uma primeira aula a planos de aula que não se enquadram nas opções anteriores, e... muito mais

Conteúdo científico | Na sala de aula | À conversa com... | Visitas institucionais

Última actualização: 18/05/2000

Sugestões e comentários: Teresa Bettencourt
Unidade de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa - Universidade de Aveiro

programação e design: Helder Caixinha
CEMED - Centro Multimédia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro