Trabalho de Projecto

O Trabalho de Projecto é uma metodologia de ensino e de aprendizagem, com a qual os alunos podem levar a cabo pequenas investigações, em parceria ou não com outras instituições, outros alunos, outras pessoas.

 Considerações teóricas sobre o Trabalho de Projecto:

 "Project-Based Learning With Multimedia", da Iniciativa Educação para o Século XXI da Silicon Valley Network's em colaboração com San Mateo County of Schools é um "site" inteiramente dedicado ao Trabalho de Projecto. É de salientar:

 O "site" "NetPBL" do Projecto The Global Schoolhouse, dedicado à implementação do Trabalho de Projecto via Web, uma forma de integração das TIC no ensino, apresenta os fundamentos do Trabalho de Projecto, os passos necessários para a sua execução e exemplos
http://www.gsn.org/web/pbl/index.htm

 "Project-Based Learning Space" - Fundamentação do Trabalho de Projecto, com exemplos práticos, da autoria de Anthony Petrosino, do Centro para a Investigação em Educação de Wisconsin, no "site" da Editora Houghton Mifflin
http://www.hmco.com/college/education/pbl/background.html

 Exemplos de Trabalhos de Projecto:

 "High School Human Genome Program" - Trabalho de Projecto entre professores de Biologia do Ensino Secundário e cientistas envolvidos no Projecto Genoma Humano da Universidade de Washington
http://hshgp.genome.washington.edu/

 "GalapagosQuest" leva os alunos por uma visita virtual às ilhas de Galápagos, depois da qual devem resolver questões e contribuir com o que aprenderam, num Trabalho de Projecto entre turmas/Escolas
http://quest.classroom.com/galapagos1999/splash.asp

 "Waksman Challenges" - Trabalho de Projecto entre professores de Biologia do Ensino Secundário e cientistas do Instituto de Waksman, da Universidade de Rutgers em New Jersey, sobre temáticas relativas a Biologia Molecular e Genética
http://morgan.rutgers.edu/

 Envolve-te num trabalho de projecto para
melhor compreenderes como se desenrola!

 "New Century School House" - Escolas Para o Século XXI - É um projecto on-line, destinado sobretudo a professores, sobre a escola e a educação do futuro. Aconselha-se vivamente a participação. Trata-se dum edifício virtual (uma escola) sem nada! As relíquias da educação da era industrial foram todas removidas! Cada pessoa deve escolher uma sala de aula (que será sempre a sua sala) e decidir tudo sobre o que lá se vai passar, tanto em termos de tipo de ensino, objectivos e conteúdos da aula, como equipamentos e sua disposição. As salas podem ser visitadas por todos e rearranjadas perante as críticas/sugestões dos visitantes
http://www.landmark-project.com/ncsh/

 

Conteúdo científico | Na sala de aula | À conversa com... | Visitas institucionais

Última actualização: 18/05/2000

Sugestões e comentários: Teresa Bettencourt
Unidade de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa - Universidade de Aveiro

programação e design: Helder Caixinha
CEMED - Centro Multimédia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro