Movimento das concepções alternativas

O Movimento das Concepções Alternativas (CA) vem chamar a atenção para o facto de que todos os alunos, ao chegarem à sala de aula de Ciências, possuem já ideias próprias sobre os vários fenómenos, conceitos e processos biológicos. O ensino deverá ser conduzido atendendo a essas ideias. Este Movimento nasce no âmbito das ideias construtivistas sobre o ensino e sobre a aprendizagem.

 Sobre o construtivismo:

 "Constructivism" - Volume da Revista "on-line" Classroom Compass (Vol.1, Nº3, Winter 1995), do Southwest Educational Development Laboratory, em Austin, EUA, dedicado ao construtivismo, realçando a sua aplicação em sala de aula
http://www.sedl.org/scimath/compass/v01n03/welcome.html

 "Constructivism: Background Knowledge" - Explicação sumária sobre os pressupostos do construtivismo, no "site" "Teacher Education Station", da Editora Houghton Mifftin
http://www.hmco.com/college/education/station/concept/construct/conback.html

 "Constructivism" - Listagem de "links" a artigos de investigação sobre o construtivismo, efectuada por Martin Ryder, da Escola de Educação da Universidade do Colorado em Denver
http://carbon.cudenver.edu/~mryder/itc_data/constructivism.html

 "How Do People Learn?" - Breve resumo sobre os principais aspectos do construtivismo, no "site" da Companhia Funderstanding
http://www.funderstanding.com/learning_theory_how1.html

 Algumas Concepções Alternativas já identificadas
sobre diferentes tópicos da Biologia:

 O "site" "Biology Lessons" do Colégio de Ciências da Universidade do Estado de San Diego, apresenta as CA já identificadas sobre diferentes conceitos e processos biológicos:

 Alguns conceitos e processos relacionados com Genética, de alunos dos 10º e 11º anos de Escolas Secundárias portuguesas, num estudo levado a cabo por um grupo de alunos da Licenciatura em Ensino de Biologia/Geologia, na disciplina de Seminário (96/97), orientados por Edgar Cruz, do Departamento de Biologia, da Universidade de Aveiro
http://sweet.ua.pt/~bcm/

 Inibição enzimática e fixação do azoto, apresentadas por Tang Tsui Sau Mei, da Autoridade para a Examinação de Hong Kong
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/al/misconceptions/
enzyme_nitrogen.htm

 No "site" "Misconceptions in Biology" de Johnson Leung, da Faculdade de Educação da Universidade Chinesa de Hong Kong, e da autoria de Yip Din Yan, apresentam-se algumas CA sobre processos celulares, alimentação, respiração, absorção de água, sistema circulatório, a água nas plantas, integração e resposta, reprodução e desenvolvimento e divisão celular
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
ce/misonceptions/mis_in_bio/common_mis.htm

 Estratégias de ensino que atendem às CA:

 Estratégias de ensino tendo em conta as Concepções Alternativas, sobre excreção e germinação, propostas por Yip Din-yan, do Departamento de Currículo e Instrução, da Faculdade de Educação, da Universidade Chinesa de Hong Kong
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/ce/learn/misconception.htm

 Estratégias de ensino, na forma de planos de aula, atendendo às CA sobre vários assuntos, no "site" "Biology Lessons" do Colégio de Ciências da Universidade do Estado de San Diego:

Conteúdo científico | Na sala de aula | À conversa com... | Visitas institucionais

Última actualização: 18/05/2000

Sugestões e comentários: Teresa Bettencourt
Unidade de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa - Universidade de Aveiro

programação e design: Helder Caixinha
CEMED - Centro Multimédia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro