O Movimento
das Concepções Alternativas (CA) vem chamar a atenção para o
facto de que todos os alunos, ao chegarem à sala de aula de
Ciências, possuem já ideias próprias sobre os vários fenómenos,
conceitos e processos biológicos. O ensino deverá ser conduzido
atendendo a essas ideias. Este Movimento nasce no âmbito das
ideias construtivistas sobre o ensino e sobre a aprendizagem.
Sobre
o construtivismo:
"Constructivism"
- Volume da Revista "on-line" Classroom Compass
(Vol.1, Nº3, Winter 1995), do Southwest Educational Development
Laboratory, em Austin, EUA, dedicado ao construtivismo, realçando
a sua aplicação em sala de aula
http://www.sedl.org/scimath/compass/v01n03/welcome.html
"Constructivism:
Background Knowledge" - Explicação sumária sobre os pressupostos
do construtivismo, no "site" "Teacher Education
Station", da Editora Houghton Mifftin
http://www.hmco.com/college/education/station/concept/construct/conback.html
"Constructivism"
- Listagem de "links" a artigos de investigação
sobre o construtivismo, efectuada por Martin Ryder, da Escola
de Educação da Universidade do Colorado em Denver
http://carbon.cudenver.edu/~mryder/itc_data/constructivism.html
"How
Do People Learn?" - Breve resumo sobre os principais
aspectos do construtivismo, no "site" da Companhia
Funderstanding
http://www.funderstanding.com/learning_theory_how1.html
Algumas
Concepções Alternativas já identificadas
sobre diferentes tópicos da Biologia:
O
"site" "Biology Lessons" do Colégio de
Ciências da Universidade do Estado de San Diego, apresenta
as CA já identificadas sobre diferentes conceitos e processos
biológicos:
Alguns
conceitos e processos relacionados com Genética, de alunos
dos 10º e 11º anos de Escolas Secundárias portuguesas, num
estudo levado a cabo por um grupo de alunos da Licenciatura
em Ensino de Biologia/Geologia, na disciplina de Seminário
(96/97), orientados por Edgar Cruz, do Departamento de Biologia,
da Universidade de Aveiro
http://sweet.ua.pt/~bcm/
Inibição
enzimática e fixação do azoto, apresentadas por Tang Tsui
Sau Mei, da Autoridade para a Examinação de Hong Kong
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/al/misconceptions/
enzyme_nitrogen.htm
No
"site" "Misconceptions in Biology" de
Johnson Leung, da Faculdade de Educação da Universidade Chinesa
de Hong Kong, e da autoria de Yip Din Yan, apresentam-se algumas
CA sobre processos celulares, alimentação, respiração, absorção
de água, sistema circulatório, a água nas plantas, integração
e resposta, reprodução e desenvolvimento e divisão celular
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
ce/misonceptions/mis_in_bio/common_mis.htm
Estratégias
de ensino que atendem às CA:
Estratégias
de ensino tendo em conta as Concepções Alternativas, sobre
excreção e germinação, propostas por Yip Din-yan, do Departamento
de Currículo e Instrução, da Faculdade de Educação, da Universidade
Chinesa de Hong Kong
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/ce/learn/misconception.htm
Estratégias
de ensino, na forma de planos de aula, atendendo às CA sobre
vários assuntos, no "site" "Biology Lessons"
do Colégio de Ciências da Universidade do Estado de San Diego: