Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino

Existem fortes evidências de que os professores que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com os seus alunos em situação de sala de aula estão mais abertos à inovação do que os restantes, como ficou patente no último Congresso NECC'99:

"...teachers who use technology are much more likely to be progressive in how they teach, using authentic assessment and constructivist techniques, while teachers who avoid computers are more likely to stick to conventional methods." (Carvin, 1999)

As TIC e, concretamente, o computador pode ser explorado, em situação de ensino, de diversas maneiras, consoante o contexto educativo em que decorre a exploração e consoante o software utilizado.

 Considerações genéricas sobre a
exploração educativa das TIC:

 "Technology as a Tool: Background Knowledge" - Considerações sumárias sobre a utilização das TIC no Ensino, no "site" "Teacher Education Station", da Editora Houghton Mifflin
http://www.hmco.com/college/education/
station/concept/technology/techback.html

 "Avaliação de Aplicações Educativas no Ensino das Ciências da Natureza: Formar para Utilizar" - Artigo de Cristina Gomes e Maria João Duarte Silva, apresentado no I Simpósio de Investigação e Desenvolvimento de Software Educativo, Universidade Nova de Lisboa, onde são discutidos os critérios a atender para uma selecção de qualidade de software educativo
http://phoenix.sce.fct.unl.pt/simposio/05.htm

 "Um Estudo Sobre a Utilização de um Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados no Laboratório de Biologia do Ensino Secundário - Artigo de Teresa Bettencourt e A. Ferrer Correia, apresentado no I Simpósio de Investigação e Desenvolvimento de Software Educativo, Universidade Nova de Lisboa, sobre a utilização do computador em actividades de Trabalho Experimental
http://phoenix.sce.fct.unl.pt/simposio/34.htm

 "Learn About Teaching On Line" - Quais as vantagens educativas da utilização da Web como apoio às aulas? Informação sucinta, com possibilidade de "download" de artigos sobre o assunto e com "links" relacionados, no "site" da Companhia Blackboard, dedicado à exploração da Web no ensino
http://blackboard.com/resources/learn.html

 "Science, IT and the National Curriculum" - Perspectiva sobre a utilização educativa das TIC, abarcando quase todo o tipo de "software" de aplicabilidade educativa, integrado no currículo e com referência aos objectivos possíveis de alcançar. Com exemplos para o ensino das Ciências e "links" para bibliografia diversa, da responsabilidade da British Educational Communications and Technology Agency
http://www.becta.org.uk/info-sheets/science.html

 O "site" "Ozline" da criação de Tom March, é inteiramente dedicado à exploração educativa da Web. Dele salienta-se:

 "Theory and Practice on Integrating the Web for Learning" - Artigo sobre a integração curricular da Web em que as considerações teóricas são acompanhadas com "links" aos exemplos práticos
http://www.ozline.com/learning/theory.html

 "The Ten Stages to Web-Use Nirvana" - Explicação sobre a forma de explorar a Web ao serviço do ensino e da aprendizagem, em 10 passos, com exemplos
http://www.ozline.com/learning/10stages.html

 Como desenhar projectos na Web, numa perspectiva constructivista do ensino e da aprendizagem - No "site" "LiveText" de Bram Moreinis, do Instituto para as Tecnologias da Aprendizagem do Colégrio de professores da Universidade de Columbia
www.ilt.columbia.edu/k12/livetext/
curricula/general/webcurr.html

 Exemplos de integração das TIC em sala de aula:

 Estratégia de ensino sobre tópicos de Ecologia para o Ensino Básico, apoiada na exploração da Web, através dos "sites" da NASA e do Projecto GLOBE
http://cnets.iste.org/35ex.htm

 Descrição de uma estratégia de ensino para o estudo das bactérias, partindo do problema "Porque é que temos sempre de lavar as mãos?", apoiada pela exploração da Web e desenvolvida por Dave Carson, no "site" do Poway Unified School District
http://powayusd.sdcoe.k12.ca.us/
dcarson/tsfg/

 "Computers in the Science Lab" é um "site" desenvolvido por professores de Ciências, onde apresentam actividades de Trabalho Experimental com recurso a Sistemas de Aquisição e Tratamento de Dados, para diferentes níveis de ensino. A listagem de actividades diz respeito a tópicos de Física, Química e Biologia
http://www.gecdsb.on.ca/sub/
projects/psl/psl.htm

 Uma das formas de integração educativa da Web é levar os alunos a saídas de campo virtuais. O "site" Loogootee West da Escola Elementar de West, da responsabilidade de Tammy Payton, apresenta uma listagem de possíveis saídas de campo
http://www.siec.k12.in.us/west/edu/wwwdo/gather4.htm

 Actividade para o estudo da clonagem
http://powayusd.sdcoe.k12.ca.us/ewe2/

 Algumas Revistas On-line

 The Internet Review for Educators - The Best Way to Integrate the Web Into the Classroom
www.tiac.net/users/kma/ire

 The Classroom Connect
www.classroom.net

 The Teacher Magazine
www.edweek.org/tm/tm.htm

 New Scientist
www.newscientist.com

 Scientific American
www.sciam.com

 Nature
www.nature.com

 National Geographic
www.nationalgeographic.com

Conteúdo científico | Na sala de aula | À conversa com... | Visitas institucionais

Última actualização: 22/05/2000

Sugestões e comentários: Teresa Bettencourt
Unidade de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa - Universidade de Aveiro

programação e design: Helder Caixinha
CEMED - Centro Multimédia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro