Existem
fortes evidências de que os professores que utilizam as Tecnologias
da Informação e Comunicação (TIC) com os seus alunos em situação
de sala de aula estão mais abertos à inovação do que os restantes,
como ficou patente no último Congresso NECC'99:
"...teachers
who use technology are much more likely to be progressive
in how they teach, using authentic assessment and constructivist
techniques, while teachers who avoid computers are more
likely to stick to conventional methods."
(Carvin, 1999)
As TIC
e, concretamente, o computador pode ser explorado, em situação
de ensino, de diversas maneiras, consoante o contexto educativo
em que decorre a exploração e consoante o software utilizado.
Considerações
genéricas sobre a
exploração educativa das TIC:
"Technology
as a Tool: Background Knowledge" - Considerações sumárias
sobre a utilização das TIC no Ensino, no "site"
"Teacher Education Station", da Editora Houghton
Mifflin
http://www.hmco.com/college/education/
station/concept/technology/techback.html
"Avaliação
de Aplicações Educativas no Ensino das Ciências da Natureza:
Formar para Utilizar" - Artigo de Cristina Gomes e
Maria João Duarte Silva, apresentado no I Simpósio de Investigação
e Desenvolvimento de Software Educativo, Universidade Nova
de Lisboa, onde são discutidos os critérios a atender para
uma selecção de qualidade de software educativo
http://phoenix.sce.fct.unl.pt/simposio/05.htm
"Um
Estudo Sobre a Utilização de um Sistema de Aquisição e Tratamento
de Dados no Laboratório de Biologia do Ensino Secundário
- Artigo de Teresa Bettencourt e A. Ferrer Correia, apresentado
no I Simpósio de Investigação e Desenvolvimento de Software
Educativo, Universidade Nova de Lisboa, sobre a utilização
do computador em actividades de Trabalho Experimental
http://phoenix.sce.fct.unl.pt/simposio/34.htm
"Learn
About Teaching On Line" - Quais as vantagens educativas
da utilização da Web como apoio às aulas? Informação sucinta,
com possibilidade de "download" de artigos sobre
o assunto e com "links" relacionados, no "site"
da Companhia Blackboard, dedicado à exploração da Web no
ensino
http://blackboard.com/resources/learn.html
"Science,
IT and the National Curriculum" - Perspectiva sobre
a utilização educativa das TIC, abarcando quase todo o tipo
de "software" de aplicabilidade educativa, integrado
no currículo e com referência aos objectivos possíveis de
alcançar. Com exemplos para o ensino das Ciências e "links"
para bibliografia diversa, da responsabilidade da British
Educational Communications and Technology Agency
http://www.becta.org.uk/info-sheets/science.html
O
"site" "Ozline" da criação de Tom March,
é inteiramente dedicado à exploração educativa da Web. Dele
salienta-se:
"Theory
and Practice on Integrating the Web for Learning"
- Artigo sobre a integração curricular da Web em que as
considerações teóricas são acompanhadas com "links"
aos exemplos práticos
http://www.ozline.com/learning/theory.html
"The
Ten Stages to Web-Use Nirvana" - Explicação sobre
a forma de explorar a Web ao serviço do ensino e da aprendizagem,
em 10 passos, com exemplos
http://www.ozline.com/learning/10stages.html
Como
desenhar projectos na Web, numa perspectiva constructivista
do ensino e da aprendizagem - No "site" "LiveText"
de Bram Moreinis, do Instituto para as Tecnologias da Aprendizagem
do Colégrio de professores da Universidade de Columbia
www.ilt.columbia.edu/k12/livetext/
curricula/general/webcurr.html
Exemplos
de integração das TIC em sala de aula:
Estratégia
de ensino sobre tópicos de Ecologia para o Ensino Básico,
apoiada na exploração da Web, através dos "sites"
da NASA e do Projecto GLOBE
http://cnets.iste.org/35ex.htm
Descrição
de uma estratégia de ensino para o estudo das bactérias,
partindo do problema "Porque é que temos sempre de
lavar as mãos?", apoiada pela exploração da Web e desenvolvida
por Dave Carson, no "site" do Poway Unified School
District
http://powayusd.sdcoe.k12.ca.us/
dcarson/tsfg/
"Computers
in the Science Lab" é um "site" desenvolvido
por professores de Ciências, onde apresentam actividades
de Trabalho Experimental com recurso a Sistemas de Aquisição
e Tratamento de Dados, para diferentes níveis de ensino.
A listagem de actividades diz respeito a tópicos de Física,
Química e Biologia
http://www.gecdsb.on.ca/sub/
projects/psl/psl.htm
Uma
das formas de integração educativa da Web é levar os alunos
a saídas de campo virtuais. O "site" Loogootee West da
Escola Elementar de West, da responsabilidade de Tammy Payton,
apresenta uma listagem de possíveis saídas de campo
http://www.siec.k12.in.us/west/edu/wwwdo/gather4.htm
Actividade
para o estudo da clonagem
http://powayusd.sdcoe.k12.ca.us/ewe2/
Algumas
Revistas On-line
The
Internet Review for Educators - The Best Way to Integrate
the Web Into the Classroom
www.tiac.net/users/kma/ire
The
Classroom Connect
www.classroom.net
The
Teacher Magazine
www.edweek.org/tm/tm.htm
New
Scientist
www.newscientist.com
Scientific
American
www.sciam.com
Nature
www.nature.com
National
Geographic
www.nationalgeographic.com