E quando se tem de avaliar...

Ao longo do ano escolar é exigido ao professor que avalie os seus alunos. As formas de avaliação, tal como as abordagens ao ensino e à aprendizagem, têm também pressupostos epistemológicos que estão na base do que cada professor faz.

 Os aspectos mais críticos das diferentes abordagens à avaliação, apresentados por Andrew Porter, Director do Centro para a Investigação em Educação de Wisconsin
http://www.ncrel.org/sdrs/areas/issues/methods/assment/as500.htm

 "Assessment: A Window to Learning", volume dedicado às questões da avaliação no ensino, da Revista on-line Classroom Compass (Vol.2, Nº2, Spring 1996), do Southwest Educational Development Laboratory, em Austin, EUA
http://www.sedl.org/scimath/compass/v02n02/assessment.html

 "Project-Based Learning With Multimedia" - Como avaliar quando se recorreu ao Trabalho de Projecto, pela Iniciativa Educação para o Século XXI da Silicon Valley Network's em colaboração com San Mateo County of Schools
http://pblmm.k12.ca.us/PBLGuide/AssessPBL.html

 Como podem os Mapas de Conceitos ser utilizados como meio de avaliação, no "site" "Classroom of the Future" da NASA e Universidade de Wheeling Jesuit
www.cotf.edu/ete/teacher/indprodassess.html

 "Using Concept Mapping Strategies as Evaluation Tools for Assessing Authentic Learning Activities", artigo escrito por Matthew Livengood, do Colégio de Educação da Universidade do Missouri, Columbia, EUA
http://tiger.coe.missouri.edu/~vlib/matthew.html

Conteúdo científico | Na sala de aula | À conversa com... | Visitas institucionais

Última actualização: 18/05/2000

Sugestões e comentários: Teresa Bettencourt
Unidade de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa - Universidade de Aveiro

programação e design: Helder Caixinha
CEMED - Centro Multimédia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro