Mapas de conceitos

Os Mapas de Conceitos (MC) são esquemas conceptuais cuja construção pode servir, tanto como meio de ensino e de aprendizagem, tanto como meio de avaliação.

 Considerações teóricas:

 O que são MC e quais os passos a seguir para a sua construção, no "site" "Classroom of the Future" da NASA e Universidade de Wheeling Jesuit
http://ww.cotf.edu/ete/pbl2.html

 O que são MC, como se constróiem e apresentação de exemplos sobre nutrição humana e as funções de excreção, secreção e ingestão, apresentados por Yung Hin-wai, do Departamento de Estudos Curriculares da Universidade de Hong Kong
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
ce/learn/concept_map.htm

 As vantagens educativas do recurso aos MC, o "site" de Johnson Leung, da Faculdade de Educação da Universidade Chinesa de Hong Kong
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
concept_map/cmapguid.html

 Referência à origem dos MC, com mais "links" a páginas relacionadas e listagem de "software" dedicado ao desenvolvimento de MC, no "site" criado por Jan Lanzing, que pertenceu ao Departamento de Instrumentação Educacional, da Faculdade de Ciências Educacionais e Tecnologia, da Universidade de Twente, na Holanda
http://www.to.utwente.nl/user/ism/lanzing/cm_home.htm

 "Computer-Based Tools to Support Learning From Hypertext: Concept Mapping Tools and Beyond", artigo de índole científica escrito por Will Reader e Nick Hammond, no "site" da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/9/cal.htm

 Exemplos de MC:

 Sobre o funcionamento do coração, os habitantes da floresta das chuvas, divisão celular e tipos de reacções, criados através dum "software" específico, "Inspiration", no "site" dessa Companhia. O "site" oferece a possibilidade de fazer um download da versão demo do "software"
http://www.inspiration.com/diagrams/ed/science.html

 No "site" de Johnson Leung, da Faculdade de Educação da Universidade Chinesa de Hong Kong são apresentados exemplos de MC sobre vários temas:

 Alimentação equilibrada
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
concept_map/Balanced_diet.html

 Estrutura celular e funções
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
concept_map/cellstr.html

 Respiração celular, da autoria de Yu Woon Kwan
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
concept_map/respir.html

 Efeitos dos CFC's no meio ambiente, da autoria de Tse Kai Nang
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
concept_map/cfc.html

 Poluição do ar, da autoria de Yip Din Yan
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
concept_map/air_pollution.html

 Excreção e outros processos vitais, da autoria de Yip Din Yan
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
concept_map/excretion.html

 Níveis de organização nos animais, da autoria de Wong Hung Wai
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
concept_map/aniorg.html

 Digestão química e mecânica no estômago, da autoria de Wong Yan Yan
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
concept_map/digest.html

 Sistemas de suporte dos organismos, da autoria de Flora Yuen Sui Ying
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
concept_map/support.html

 Transporte nos animais
http://www.fed.cuhk.edu.hk/~johnson/misconceptions/
concept_map/transmam.html

Conteúdo científico | Na sala de aula | À conversa com... | Visitas institucionais

Última actualização: 18/05/2000

Sugestões e comentários: Teresa Bettencourt
Unidade de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa - Universidade de Aveiro

programação e design: Helder Caixinha
CEMED - Centro Multimédia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro