Resolução de problemas

A Resolução de Problemas (RP) pode ser vista como uma estratégia de ensino e de aprendizagem. Inicia-se sempre pela definição dum problema a investigar e os conteúdos científicos não são vistos como unidades descontextualizadas, mas antes, como os factos que permitem resolver o problema inicial. A RP tem inerente uma forte perspectiva Ciência / Tecnologia / Sociedade (CTS) do ensino. A abordagem ao ensino numa perspectiva CTS pretende aproximar a realidade à Escola. Trata-se de pensar nos conteúdos científicos pela utilidade que têm no dia-a-dia.

 Considerações genéricas:

 O Programa "Classroom of the Future" da NASA e gerido no Centro de Tecnologias Educacionais da Universidade de Wheeling Jesuit, em West Virginia, oferece muita informação sobre a RP:

 Fundamentos teóricos da aprendizagem por RP
http://www.cotf.edu/ete/teacher/tprob/tprob.html

 Como se conduz uma estratégia de RP e obstáculos que podem surgir na sua implementação
http://www.cotf.edu/ete/teacher/tprob/teacherout.html

 Os diferentes passos que os alunos devem seguir
http://www.cotf.edu/ete/pbl.html

 Resumo sobre alguns dos aspectos inerentes à aprendizagem por RP, com listagem de mais "sites" relacionados - Do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Western Australia
http://www.csd.uwa.edu.au/altmodes/to_delivery/problem-based_learning.html

 Explicação dos princípios básicos da aprendizagem por RP - Da Escola de Medicina da Universidade de Southern Illinois
http://www.pbli.org/pbl/pbl.htm

 Tutorial sobre a aprendizagem por RP, onde são abordados os seus fundamentos, se faz uma comparação com outras estratégias, apresentam-se os passos para a sua implementação e se dão exemplos, do Center for Problem-Based Learning da Academia de Ciência e Matemática de Illinois
http://www.imsa.edu/team/cpbl/problem.html

 Indicações sobre como conduzir uma estratégia de RP, adaptada ao desenvolvimento de capacidades relacionadas com o tratamento de informação - No "site" da companhia "The Big6 Skills"
http://www.big6.com/overview/index.html

 Exemplos de actividades baseadas
na Resolução de Problemas:

 O Mistério dos Artefactos Roubados - Actividade de aplicação dos princípios genéticos na resolução de crimes, no "site" The Natural History of Genes, da Escola de Medicina da Universidade do Utah
http://raven.umnh.utah.edu/review/mystery/mystery.html

 O Caso dos Restos de Esqueleto - Actividade para introdução aos estudos forenses, no "site" The Natural History of Genes, da Escola de Medicina da Universidade do Utah
http://raven.umnh.utah.edu/bones/index.html

 "The Great Plant Escape" - Num "site" da Universidade de Illinois, os alunos são levados a desvendarem os mistérios da vida das plantas, como se fossem detectives
www.urbanext.uiuc.edu/gpe/index.html

 Uma compilação de actividades baseadas na RP - No "site" "Newton's Apple", fornecida pelo ASKERIC. A listagem está por ordem alfabética e inclui outros temas para além da Biologia. Sugere-se a sua análise prévia, para depois seleccionar o tema de interesse
ericir.syr.edu/Projects/Newton/alpha.html

 Conjunto diversificado de actividades, planos de aula e questões para discussão, no "site" PBS Online, inteiramente dedicado à Resolução de Problemas. A consulta é feita por nível de ensino, após o que se deve escolher a área, o tema e pressionar "Go"
http://www.pbs.org/teachersource/science/inventory.html

 Temos DNA para jantar? - Jogo desenvolvido por William Peace, professor de Biologia do Ensino Secundário, para o estudo dos alimentos geneticamente modificados
www.gis.net/~peacewp/webquest.htm

 Como extrair DNA de tecidos animais ou vegetais, tais como ervilhas, cebolas ou fígado? - Actividades de Trabalho Experimental, numa perspectiva CTS, com indicações para professores e alunos, e utilizando material existente numa qualquer cozinha. Integrado no Projecto História Natural dos Genes do Museu de História Natural do Utah
http://raven.umnh.utah.edu/secondlevel/core/dnaextraction/index/dnaindex.html

 

Conteúdo científico | Na sala de aula | À conversa com... | Visitas institucionais

Última actualização: 18/05/2000

Sugestões e comentários: Teresa Bettencourt
Unidade de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa - Universidade de Aveiro

programação e design: Helder Caixinha
CEMED - Centro Multimédia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro