Objectivos

  Objectivos Gerais para a disciplina de Ciências Naturais dos 7º e 8º anos de escolaridade

  • Revelar curiosidade perante o mundo natural
  • Respeitar opiniões de outras pessoas
  • Colaborar, contribuindo para a solução de questões
  • Seleccionar fontes de informação
  • Exprimir-se de forma clara, oralmente e por escrito
  • Formular hipóteses que podem ser testadas experimentalmente
  • Planificar investigações apropriadas e exequíveis
  • Manusear instrumentos simples de medida e observação
  • Aplicar técnicas laboratoriais apropriadas a novas situações
  • Fazer inferências com base em dados
  • Exprimir, sob forma gráfica, observações efectuadas
  • Considerar teorias alternativas, hipóteses e modelos
  • Evidenciar uma atitude responsável particularmente relacionada com a prática de laboratório
  • Relacionar ideias, permitindo a passagem do conhecimento em si mesmo para o conhecimento posto em acção
  • Reconhecer que o conhecimento científico é dinâmico
  • Compreender a relevância da Ciência no dia-a-dia, perspectivando as suas potenciais aplicações
  • Avaliar as implicações do desenvolvimento da Ciência

  7ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Dinâmica dos Ecossistemas / Estrutura e Funcionamento dos Ecossistemas

  • Identificar diferentes tipos de relações entre as populações de uma comunidade
  • Reconhecer que as comunidades são condicionadas pelos factores abióticos
  • Relacionar que a circulação de materiais numa cadeia alimentar corresponde a transferências de energia
  • Indicar critérios utilizados em classificação
  • Elaborar chaves de classificação que incluam elementos de um dado conjunto
  • Identificar a dinâmica evidenciada pelos ecossistemas no decurso do tempo

  7ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Dinâmica dos Ecossistemas / Interferência do Homem nos Ecossistemas

  • Relacionar a utilização dos recursos naturais com o progresso tecnológico
  • Compreender a necessidade de uma gestão racional dos recursos naturais
  • Identificar problemas ambientais com vista a uma intervenção eficiente na preservação da Natureza
  • Situar-se no "quadro" das transformações ambientais causadas pelo Homem

  8ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Os Alimentos e a Manutenção da Vida

  • Compreender a importância das diferentes categorias de nutrientes na fisiologia geral do organismo
  • Reconhecer que a alimentação condiciona o crescimento e desenvolvimento do organismo
  • Aplicar conhecimentos relativos a alimentação equilibrada
  • Analisar dados relativos à problemática da alimentação a nível mundial
  • Compreender que a actuação das enzimas digestivas proporciona um conjunto de nutrientes necessários à fisiologia geral do organismo

  8ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Utilização de Nutrientes a Nível Celular - Metabolismo

  • Identificar a respiração como um processo metabólico no decurso do qual é gradualmente transferida e armazenada energia química dos compostos orgânicos
  • Compreender que a energia resultante do processo respiratório permite a ocorrência de outros processos vitais

  8ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Sistema Cárdio-Respiratório e Transporte

  • Identificar como componentes do meio interno os fluídos circulantes e os que preenchem espaços tecidulares
  • Relacionar a fisiologia do sistema cárdio-respiratório com a resposta do organismo a diferentes situações

  8ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Excreção Renal

  • Estabelecer relações entre a fisiologia geral do rim e a manutenção de características do meio interno

  8ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Coordenação do Organismo - Sistema Neuro-Hormonal

  • Reconhecer a importância do sistema neuro-hormonal na comunicação e coordenação entre as células
  • Reconhecer situações que afectem a integridade física e/ou psíquica do organismo

  8ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Transmissão da Vida

  • Compreender a fisiologia geral do sistema reprodutor humano
  • Compreender a sexualidade como uma das dimensões mais sensíveis da personalidade
  • Compreender que a regulação dos nascimentos deve envolver o respeito pela Vida e o sentido da responsabilidade como cidadão
  • Reconhecer as implicações das novas tecnologias no domínio da reprodução do Homem
  • Conhecer métodos de prevenção das doenças sexualmente transmíssiveis

  Objectivos Gerais para a disciplina de Ciências da Terra e da Vida dos 10 º e 11º anos de escolaridade

  • Revelar espírito de abertura e capacidade de pensar com autonomia
  • Contribuir para a solução de questões, manifestando atitudes de ponderação e sentido de responsabilidade
  • Participar em trabalhos de equipa, revelando respeito pela opinião dos outros
  • Realizar observações sistemáticas, individualmente ou em grupo
  • Testar hipóteses por experimentação controldada
  • Revelar competências apropriadas na prática da experimentação científica
  • Aplicar a novas situações técnicas laboratoriais adquiridas
  • Analisar criticamente informação científica
  • Apresentar dados de forma clara e organizada
  • Mobilizar com segurança, saberes e competências adquiridas
  • Utilizar uma expressão oral, escrita ou gráfica correcta e rigorosa
  • Avaliar hipóteses, interpretações e teorias
  • Compreender a importância do uso das novas tecnologias na investigação científica
  • Analisar o impacto da Biologia em assuntos de natureza ética, filosófica e política
  • Avaliar as implicações do conhecimento científico em questões que hoje preocupam o Homem e as Sociedades

  10ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Organização Celular- Microscopia

  • Aplicar técnicas de preparação de material biológico e de manuseamento do microscópio óptico
  • Reconhecer vantagens e limitações do uso do microscópio electrónico em citologia

  10ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Sistemas Membranares

  • Compreender os processos intervenientes nos movimentos das substâncias entre a célula e o meio
  • Relacionar os processos de transporte mediado com a intervenção da membrana plasmática na permeabilidade celular
  • Reconhecer que as membranas biológicas são estruturas presentes em todas as células, quer limitando-as, quer constituindo estruturas internas
  • Compreender a representatividade dos sistemas membranares na organização da célula eucariótica
  • Inferir que os modelos propostos para a estrutura da membrana plasmática resultam da integração de um amplo conjunto de dados diversificados
  • Estabelecer relações entre a estrutura e a função nos sistemas membranares

  10ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Sistemas Não Membranares

  • Identificar componentes não membranares
  • Compreender a organização da célula eucariótica e da célula procariótica

  10ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Sistemas Vivos e Energia - Enzimas e Metabolismo

  • Compreender a importância da acção enzimática na actividade metabólica
  • Relacionar a variação da actividade enzimática com a intervenção dos diferentes factores do meio

  11ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Sistemas Vivos e Energia - Fotossíntese

  • Interpretar a fotossíntese como um processo de transferência de energia, fundamental para a existência de vida
  • Compreender que a energia luminosa captada a nível dos cloroplastos é convertida em energia química
  • Compreender que o fluxo de elctrões na fotossíntese é um processo fotoinduzido que conduz ao armazenamento de energia
  • Reconhecer que a energia armazenada no ATP é utilizada em importantes funções biológicas
  • Analisar a relação estrutura-função a nível do cloroplasto

  11ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Sistemas Vivos e Energia - Respiração e Fermentação

  • Compreender que as diferentes vias de degradação de compostos orgânicos conduzem à libertação de energia biologicamente utilizável
  • Analisar condicionalismos determinantes da ocorrência da respiração ou da fermentação
  • Compreender a relação entre as sucessivas degradações dos substractos orgânicos e as estruturas celulares em que ocorrem
  • Relacionar as transferências de energia com a degradação progressiva do substracto
  • Compreender a complementariedade dos fenómenos de oxidação/redução
  • Compreender a importância dos fenómenos de descarboxilação
  • Compreender a função do oxigénio como aceitador final de hidrogénios
  • Estabelecer a comparação entre o rendimento energético da respiração aeróbia e o da fermentação

  11ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Sistemas Vivos e Energia - Fluxo de Energia nos Ecossistemas

  • Identificar grupos de seres vivos de acordo com as fontes de energia e carbono que utilizam
  • Analisar a interdependência da fotossíntese e da respiração no fluxo de energia biológica

  11ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Informação Genética e Transferência - Ácidos Nucleicos

  • Compreender a composição básica dos diferentes ácidos nucleicos
  • Relacionar a importância biológica do DNA com a transferência da informação genética
  • Compreender a auto-replicação como uma propriedade essencial do DNA
  • Analisar como a informação na célula está registada em código na molécula do DNA
  • Compreender os mecanismos básicos pelos quais o DNA se perpetua

  11ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Informação Genética e Transferência - Expressão da Informação Genética

  • Compreender como uma sequência de nucleótidos de DNA pode programar a sequência de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica
  • Identificar a transcrição e tradução como etapas fundamentais na transferência da informação genética
  • Relacionar a expressão genética com a síntese de constituintes celulares

  11ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Continuidade da Vida e Reprodução - Reprodução Assexuada

  • Reconhecer a importância da reprodução assexuada na continuidade genética
  • Compreender a variação do teor de DNA nas diferentes fases do ciclo celular
  • Caracterizar a mitose como um processo relacionado com a distribuição equitativa do material genético pelas células filhas
  • Relacionar a mitose com processos de crescimento, regeneração, renovação tecidular e reprodução nos seres vivos
  • Compreender a importância da mitose na continuidade da informação
  • Avaliar a importância de técnicas de cultura de células e tecidos in vitro

  11ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Continuidade da Vida e Reprodução - Reprodução Sexuada

  • Compreender a meiose como um processo que garante a passagem da diploidia para a haploidia
  • Compreender em que medida a meiose constitui uma fonte de variabilidade genética
  • Integrar a alternância de fecundação e meiose nos ciclos de vida dos organismos com reprodução sexuada, fundamentando a sua complementaridade
  • Compreender conceitos básicos relativos à alternância de fases nucleares
  • Compreender aspectos gerais da fisiologia do aparelho reprodutor humano

  11ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Hereditariedade - Estudo Estatístico da Transmissão dos Caracteres Hereditários

  • Compreender a importância dos cromossomas como superestruturas que integram os genes
  • Compreender conceitos básicos relativos à hereditariedade
  • Aplicar conhecimentos de hereditariedade à resolução de problemas
  • Compreender a importância da análise estatística nos trabalhos de genética experimental
  • Reconhecer a transmissão hereditária dos grupos sanguíneos como um caso de alelos múltiplos
  • Reconhecer a importância do conhecimento dos grupos sanguíneos face a problemas de natureza social
  • Compreender a forma como certos genes são transmitidos e se manifestam num e noutro sexo
  • Relacionar a expressão de um dado carácter com a interrelação hereditariedade-ambiente

  11ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Hereditariedade - Alterações do Material Genético

  • Relacionar a variabilidade dos seres vivos com as mutações
  • Conhecer diferentes tipos de mutações quer associadas a alterações cromossómicas quer a alterações da estrutura do DNA
  • Compreender a importância do estudo das mutações na espécie humana

  11ºano

Objectivos do domínio cognitivo (saber) Hereditariedade - Genética Aplicada

  • Compreender a importância da genética na obtenção de novas variedades de seres vivos

 

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Última actualização: 18/05/2000

Sugestões e comentários: Teresa Bettencourt
Unidade de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
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