Objectivos
Gerais para a disciplina de Ciências Naturais dos 7º e 8º anos
de escolaridade
- Revelar
curiosidade perante o mundo natural
- Respeitar
opiniões de outras pessoas
- Colaborar,
contribuindo para a solução de questões
- Seleccionar
fontes de informação
- Exprimir-se
de forma clara, oralmente e por escrito
- Formular
hipóteses que podem ser testadas experimentalmente
- Planificar
investigações apropriadas e exequíveis
- Manusear
instrumentos simples de medida e observação
- Aplicar
técnicas laboratoriais apropriadas a novas situações
- Fazer
inferências com base em dados
- Exprimir,
sob forma gráfica, observações efectuadas
- Considerar
teorias alternativas, hipóteses e modelos
- Evidenciar
uma atitude responsável particularmente relacionada com
a prática de laboratório
- Relacionar
ideias, permitindo a passagem do conhecimento em si mesmo
para o conhecimento posto em acção
- Reconhecer
que o conhecimento científico é dinâmico
- Compreender
a relevância da Ciência no dia-a-dia, perspectivando as
suas potenciais aplicações
- Avaliar
as implicações do desenvolvimento da Ciência

7ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Dinâmica dos Ecossistemas / Estrutura
e Funcionamento dos Ecossistemas
- Identificar
diferentes tipos de relações entre as populações de uma
comunidade
- Reconhecer
que as comunidades são condicionadas pelos factores abióticos
- Relacionar
que a circulação de materiais numa cadeia alimentar corresponde
a transferências de energia
- Indicar
critérios utilizados em classificação
- Elaborar
chaves de classificação que incluam elementos de um dado
conjunto
- Identificar
a dinâmica evidenciada pelos ecossistemas no decurso do
tempo

7ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Dinâmica dos Ecossistemas / Interferência
do Homem nos Ecossistemas
- Relacionar
a utilização dos recursos naturais com o progresso tecnológico
- Compreender
a necessidade de uma gestão racional dos recursos naturais
- Identificar
problemas ambientais com vista a uma intervenção eficiente
na preservação da Natureza
- Situar-se
no "quadro" das transformações ambientais causadas
pelo Homem

8ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Os Alimentos e a Manutenção da
Vida
- Compreender
a importância das diferentes categorias de nutrientes na
fisiologia geral do organismo
- Reconhecer
que a alimentação condiciona o crescimento e desenvolvimento
do organismo
- Aplicar
conhecimentos relativos a alimentação equilibrada
- Analisar
dados relativos à problemática da alimentação a nível mundial
- Compreender
que a actuação das enzimas digestivas proporciona um conjunto
de nutrientes necessários à fisiologia geral do organismo
8ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Utilização de Nutrientes a Nível
Celular - Metabolismo
- Identificar
a respiração como um processo metabólico no decurso do qual
é gradualmente transferida e armazenada energia química
dos compostos orgânicos
- Compreender
que a energia resultante do processo respiratório permite
a ocorrência de outros processos vitais

8ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Sistema Cárdio-Respiratório e
Transporte
- Identificar
como componentes do meio interno os fluídos circulantes
e os que preenchem espaços tecidulares
- Relacionar
a fisiologia do sistema cárdio-respiratório com a resposta
do organismo a diferentes situações

8ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Excreção Renal
- Estabelecer
relações entre a fisiologia geral do rim e a manutenção
de características do meio interno

8ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Coordenação do Organismo - Sistema
Neuro-Hormonal
- Reconhecer
a importância do sistema neuro-hormonal na comunicação e
coordenação entre as células
- Reconhecer
situações que afectem a integridade física e/ou psíquica
do organismo

8ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Transmissão da Vida
- Compreender
a fisiologia geral do sistema reprodutor humano
- Compreender
a sexualidade como uma das dimensões mais sensíveis da personalidade
- Compreender
que a regulação dos nascimentos deve envolver o respeito
pela Vida e o sentido da responsabilidade como cidadão
- Reconhecer
as implicações das novas tecnologias no domínio da reprodução
do Homem
- Conhecer
métodos de prevenção das doenças sexualmente transmíssiveis

Objectivos
Gerais para a disciplina de Ciências da Terra e da Vida dos
10 º e 11º anos de escolaridade
- Revelar
espírito de abertura e capacidade de pensar com autonomia
- Contribuir
para a solução de questões, manifestando atitudes de ponderação
e sentido de responsabilidade
- Participar
em trabalhos de equipa, revelando respeito pela opinião
dos outros
- Realizar
observações sistemáticas, individualmente ou em grupo
- Testar
hipóteses por experimentação controldada
- Revelar
competências apropriadas na prática da experimentação científica
- Aplicar
a novas situações técnicas laboratoriais adquiridas
- Analisar
criticamente informação científica
- Apresentar
dados de forma clara e organizada
- Mobilizar
com segurança, saberes e competências adquiridas
- Utilizar
uma expressão oral, escrita ou gráfica correcta e rigorosa
- Avaliar
hipóteses, interpretações e teorias
- Compreender
a importância do uso das novas tecnologias na investigação
científica
- Analisar
o impacto da Biologia em assuntos de natureza ética, filosófica
e política
- Avaliar
as implicações do conhecimento científico em questões que
hoje preocupam o Homem e as Sociedades

10ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Organização Celular- Microscopia
- Aplicar
técnicas de preparação de material biológico e de manuseamento
do microscópio óptico
- Reconhecer
vantagens e limitações do uso do microscópio electrónico
em citologia

10ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Sistemas Membranares
- Compreender
os processos intervenientes nos movimentos das substâncias
entre a célula e o meio
- Relacionar
os processos de transporte mediado com a intervenção da
membrana plasmática na permeabilidade celular
- Reconhecer
que as membranas biológicas são estruturas presentes em
todas as células, quer limitando-as, quer constituindo estruturas
internas
- Compreender
a representatividade dos sistemas membranares na organização
da célula eucariótica
- Inferir
que os modelos propostos para a estrutura da membrana plasmática
resultam da integração de um amplo conjunto de dados diversificados
- Estabelecer
relações entre a estrutura e a função nos sistemas membranares

10ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Sistemas Não Membranares
- Identificar
componentes não membranares
- Compreender
a organização da célula eucariótica e da célula procariótica

10ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Sistemas Vivos e Energia - Enzimas
e Metabolismo
- Compreender
a importância da acção enzimática na actividade metabólica
- Relacionar
a variação da actividade enzimática com a intervenção dos
diferentes factores do meio

11ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Sistemas Vivos e Energia - Fotossíntese
- Interpretar
a fotossíntese como um processo de transferência de energia,
fundamental para a existência de vida
- Compreender
que a energia luminosa captada a nível dos cloroplastos
é convertida em energia química
- Compreender
que o fluxo de elctrões na fotossíntese é um processo fotoinduzido
que conduz ao armazenamento de energia
- Reconhecer
que a energia armazenada no ATP é utilizada em importantes
funções biológicas
- Analisar
a relação estrutura-função a nível do cloroplasto

11ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Sistemas Vivos e Energia - Respiração
e Fermentação
- Compreender
que as diferentes vias de degradação de compostos orgânicos
conduzem à libertação de energia biologicamente utilizável
- Analisar
condicionalismos determinantes da ocorrência da respiração
ou da fermentação
- Compreender
a relação entre as sucessivas degradações dos substractos
orgânicos e as estruturas celulares em que ocorrem
- Relacionar
as transferências de energia com a degradação progressiva
do substracto
- Compreender
a complementariedade dos fenómenos de oxidação/redução
- Compreender
a importância dos fenómenos de descarboxilação
- Compreender
a função do oxigénio como aceitador final de hidrogénios
- Estabelecer
a comparação entre o rendimento energético da respiração
aeróbia e o da fermentação

11ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Sistemas Vivos e Energia - Fluxo
de Energia nos Ecossistemas
- Identificar
grupos de seres vivos de acordo com as fontes de energia
e carbono que utilizam
- Analisar
a interdependência da fotossíntese e da respiração no fluxo
de energia biológica

11ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Informação Genética e Transferência
- Ácidos Nucleicos
- Compreender
a composição básica dos diferentes ácidos nucleicos
- Relacionar
a importância biológica do DNA com a transferência da informação
genética
- Compreender
a auto-replicação como uma propriedade essencial do DNA
- Analisar
como a informação na célula está registada em código na
molécula do DNA
- Compreender
os mecanismos básicos pelos quais o DNA se perpetua

11ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Informação Genética e Transferência
- Expressão da Informação Genética
- Compreender
como uma sequência de nucleótidos de DNA pode programar
a sequência de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica
- Identificar
a transcrição e tradução como etapas fundamentais na transferência
da informação genética
- Relacionar
a expressão genética com a síntese de constituintes celulares

11ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Continuidade da Vida e Reprodução
- Reprodução Assexuada
- Reconhecer
a importância da reprodução assexuada na continuidade genética
- Compreender
a variação do teor de DNA nas diferentes fases do ciclo
celular
- Caracterizar
a mitose como um processo relacionado com a distribuição
equitativa do material genético pelas células filhas
- Relacionar
a mitose com processos de crescimento, regeneração, renovação
tecidular e reprodução nos seres vivos
- Compreender
a importância da mitose na continuidade da informação
- Avaliar
a importância de técnicas de cultura de células e tecidos
in vitro

11ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Continuidade da Vida e Reprodução
- Reprodução Sexuada
- Compreender
a meiose como um processo que garante a passagem da diploidia
para a haploidia
- Compreender
em que medida a meiose constitui uma fonte de variabilidade
genética
- Integrar
a alternância de fecundação e meiose nos ciclos de vida
dos organismos com reprodução sexuada, fundamentando a sua
complementaridade
- Compreender
conceitos básicos relativos à alternância de fases nucleares
- Compreender
aspectos gerais da fisiologia do aparelho reprodutor humano

11ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Hereditariedade - Estudo Estatístico
da Transmissão dos Caracteres Hereditários
- Compreender
a importância dos cromossomas como superestruturas que integram
os genes
- Compreender
conceitos básicos relativos à hereditariedade
- Aplicar
conhecimentos de hereditariedade à resolução de problemas
- Compreender
a importância da análise estatística nos trabalhos de genética
experimental
- Reconhecer
a transmissão hereditária dos grupos sanguíneos como um
caso de alelos múltiplos
- Reconhecer
a importância do conhecimento dos grupos sanguíneos face
a problemas de natureza social
- Compreender
a forma como certos genes são transmitidos e se manifestam
num e noutro sexo
- Relacionar
a expressão de um dado carácter com a interrelação hereditariedade-ambiente

11ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Hereditariedade - Alterações
do Material Genético
- Relacionar
a variabilidade dos seres vivos com as mutações
- Conhecer
diferentes tipos de mutações quer associadas a alterações
cromossómicas quer a alterações da estrutura do DNA
- Compreender
a importância do estudo das mutações na espécie humana

11ºano
Objectivos
do domínio cognitivo (saber) Hereditariedade - Genética Aplicada
- Compreender
a importância da genética na obtenção de novas variedades
de seres vivos
